Catalunha entra para a história ao abolir as touradas
Catalunha entra para a história ao abolir as touradas
Jul 28, 2010Hoje, a WSPA e os cidadãos da Catalunha comemoram a decisão do Parlamento de proibir as touradas na região. É uma vitória estrondosa para os milhares de catalães que conseguiram submeter a matéria à deliberação do Parlamento, constituindo um belo exemplo a ser seguido pelo resto do mundo.
A Catalunha fez história: o Parlamento aprovou uma emenda à atual legislação sobre proteção animal, abolindo, assim, as touradas. A proibição entrará em vigor a partir de 1º de Janeiro de 2012, quando, então, os touros não poderão mais ser expostos a uma morte lenta, dolorosa e cruel nas arenas da Catalunha.
Uma campanha contra a crueldade
O resultado de hoje é a consagração de anos de trabalho árduo e de campanhas promovidas por grupos atuantes em todo o mundo na defesa do bem-estar animal. A plataforma local conjunta PROU – “BASTA”, em catalão - desenvolveu durante meses um incansável programa de campanhas para pôr um fim à crueldade vivenciada a cada ano pelos touros nos ringues. A campanha iniciada pela PROU resultou na iniciativa legislativa popular que apresentou o requerimento ao Parlamento em Dezembro de 2009, após a coleta de mais de 180 mil adesões a um abaixo-assinado que exigia o fim da prática.
A proibição foi aprovada por uma margem estreita de votos, tendo 68 Membros do Parlamento Catalão se manifestado favoravelmente, enquanto 55 Parlamentares foram contrários à vedação (houve 12 abstenções). Esse resultado mostra o quão decisivo foi o seu apoio, tendo a WSPA ajudado a demonstrar a influência do apoio internacional para a deliberação favorável, votada hoje.
Durante uma entrevista coletiva realizada após a divulgação dos resultados do debate e da votação no Parlamento, porta-vozes da PROU afirmaram que “hoje foi o dia pelo qual estávamos esperando: o sofrimento de animais nos ringues de touro da Catalunha foi abolido de uma vez por todas.”
“A Catalunha está abrindo o caminho para que os demais países do mundo adeptos das touradas venham a aderir a uma cultura moderna, sem crueldade”, disse Dirk Kan Verdonk, Gerente de Programas da WSPA. “A votação de hoje é o reconhecimento político de que o povo da Catalunha está pronto para mudanças e de que os políticos catalães demonstraram respeito à expectativa popular de assistir o fim das touradas.”
O apoio internacional à Catalunha
Desde a primeira votação que desencadeou esse processo, em Dezembro de 2009, a WSPA coletou assinaturas de nossos apoiadores em todo o mundo, resultando em um total de mais de 85 mil adesões à campanha da Catalunha para a abolição das touradas. Desde então, a pressão popular foi se intensificando, com o apoio de mais 25 mil manifestantes sensibilizados pelo apelo do comediante britânico Ricky Gervais, que pedia a adesão de seus fãs à nossa campanha para exigir a proibição da prática na Catalunha.
Somente nas últimas 24 horas de nossa campanha, conseguimos coletar mais 25 mil assinaturas. No dia 26 de Julho, representantes da WSPA se reuniram com Ernest Benach, Presidente do Parlamento Catalão, para salientar o enorme interesse das pessoas em todo o mundo em ver a proibição das touradas na região decretada.
Um número cada vez maior de comunidades está abolindo as touradas
A proibição às touradas na Catalunha só veio refletir uma tendência crescente, já que, a cada dia, mais autoridades em todo o mundo estão decretando a ilegalidade dessa prática. Dentro do território espanhol, as Ilhas Canárias já proibiram as touradas, a exemplo do que foi feito em cidades França, Portugal, Equador, Venezuela e Colômbia. A nova lei também servirá de exemplo a ser seguido por outras regiões na própria Espanha.
Fonte: WSPA Brasil
1 comentários:
Parabéns!!!
12/08/2010, 21:14Blog maravilhoso!!!
Como tinha nos pedido, já entramos aqui e já estamos te seguindo!!! rs
Já colocamos também um link do blog no nosso blog.
Abraxão e boa sorte!!!
Postar um comentário